Pesquisar este blog

ESSOR e a comunidade São Rafael

Desde o ano de 2000, a ESSOR desenvolve ações na comunidade São Rafael em parceria com a AMAZONA (Associação de Prevenção à AIDS) e a EBE (Entidade Beneficente Evangélica). As primeiras ações foram em torno da questão da AIDS, pois a epidemia se desenvolveu de forma acentuada em regiões mais pobres, principalmente entre jovens e mulheres. Pelo fato da comunidade São Rafael se encontrar em uma situação socioeconômica que propiciava sua vulnerabilidade à questão da AIDS e outras problemáticas sociais, um projeto de prevenção foi desenvolvido na localidade.

Na trajetória de atuação da ESSOR junto a São Rafael, foram desenvolvidas outras ações como projetos de protagonismo juvenil, qualificação e inserção profissional. Um dos projetos mais recentes, e que ainda está em execução, é o Infância Cidadã (2010) que visa estimular o desenvolvimento de crianças em idade escolar entre 7 e 12 anos através de atividades educativas, recreativas, esportivas, artísticas, sociais e de orientação familiar, além de complementar o aprendizado escolar, promovendo o desenvolvimento integral da criança.

Com o objetivo de promover ações também voltadas para as mães das crianças integrantes do Infância Cidadã, o projeto Doce Infância & Doce Vida, apoiado pelo Instituto Lojas Renner, nasce  afim de contribuir para a emancipação da mulher, configurando este projeto como uma alternativa para que elas possam investir em sua qualificação profissional e em sua inserção social.